Denominação, fins, missão, visão e valores institucionais

Ismar Araujo de Moraes e Claudia Maria Antunes Uchoa Souto Maior

 A DENOMINAÇÃO

No ato de criação do Instituto Biomédico, o Decreto 62.414, de 15 de março de 1968, ele foi ora denominado como Instituto “Bio-Médico” e ora como “Instituto Biologia Médico”, mas a denominação “Instituto Biomédico” ainda que não tenha sido utilizada no decreto, acabou se perpetuando e foi institucionalizada, mesmo antes de qualquer reforma ortográfica.

 

 OS FINS

O Decreto 53, de 18 de novembro de 1966 já havia definido que na organização das Universidades Federais devesse seguir alguns princípios e normas, entre eles a necessidade de atuação dos órgãos (Faculdade, Escola ou Instituto), simultaneamente  no ensino e na pesquisa no seu campo de estudos. Além disso, definiu que o ensino e a pesquisa básicos seriam concentrados em unidades que formariam um sistema comum para toda a Universidade.  Também definiu que o ensino de formação profissional e a pesquisa aplicada seriam efetivados em unidades próprias, sendo uma para cada área ou conjunto de áreas profissionais afins dentre as que se incluíssem no plano da Universidade.

O Decreto 62.414/1968 seguiu a orientação do Decreto 53/1966 e consolidou a estrutura da Universidade Federal Fluminense com 20 unidades de estudos básicos e aplicados, sendo oito (8) Unidades de Ensino e Pesquisa Básicos (Instituto de Matemática; Instituto de Física; Instituto de Química; Instituto de Ciências Humanas e Filosofia; Instituto de Geociências; Instituto de Biologia; Instituto de Letras; Instituto de Arte e Comunicação Social), e 12 (doze) Unidades de Ensino Profissional e Pesquisa Aplicada ( Escola de Engenharia; Escola de Metalurgia de Volta Redonda;  Faculdade de Medicina; Faculdade de Odontologia; Faculdade de Farmácia; Faculdade de Economia e Administração; Faculdade de Direito; Faculdade de Educação; Escola de Enfermagem; Escola de Serviço Social; Faculdade de Veterinária e Instituto Biomédico)

O Instituto Biomédico, portanto, já nasce com a proposta de atuar tanto na área de pesquisa como ensino profissional e pesquisa aplicada, e como se viu,  sendo o único dos Institutos com tal prerrogativa, desde a sua criação. orem, cabe ressaltar que o seu  Curso de Ensino Profissional, a Biomedicina, só foi criado 34 anos depois no ano de 2002. 

Historicamente o Instituto Biomédico sempre se baseou na missão, visão e  valores institucionais da UFF, e em  2022, por meio da Resolução CMB nº 01, de 03 de janeiro de 2022 que aprovou o Plano de Desenvolvimento da Unidade, esses princípios foram reafirmados, sendo eles:

 

A MISSÃO, VISÃO E OS VALORES INSTITUCIONAIS

MISSÃO. Nortear-se na missão da UFF buscando sempre promover, por meio do serviço público e dos princípios constitucionais da administração pública e de forma integrada, a produção e difusão do conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural, e a formação de um cidadão imbuído de valores éticos que, com competência técnica, contribua para o desenvolvimento autossustentado do Brasil, com responsabilidade social.

VISÃO. O Instituto Biomédico será reconhecido no âmbito municipal, estadual, nacional e internacionalmente pela excelência do seu curso de graduação em Biomedicina, pelo ensino de qualidade nas áreas básicas de todos os cursos de graduação da área da saúde e de pós-graduação, pela sua produção científica e pelo impacto social das suas atividades extensionistas.

VALORES INSTITUCIONAIS.  “Ética, Integridade, Transparência, Equidade, Eficiência, Excelência Institucional e Responsabilidade Social”. 

Ultima atualização: 01/07/2024

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content