Introdução

Ismar Araujo de Moraes e Claudia Maria Antunes Uchoa Souto Maior

Ultima Atualização: 01/07/2024

Desde muito vimos a necessidade de juntar dados acerca da história do Instituto Biomédico da UFF para preservar a memória dos muitos fatos e atos que se sucederam ao longo dos anos, e que se não resgatados e registrados, se perderão com o passar do tempo. 

Qualquer história pode ser resgatada a partir de documentos tais livros, periódicos ou internet de modo a construir um  patrimônio documental ou se basear em relatos. No nosso caso, buscamos juntar a história oral daqueles que presencialmente viveram parte da história do Biomédico em documentos de arquivos dos setores do Instituto Biomédico e do Acervo da  CAR/SDC/UFF – Coordenação de Arquivos/ Superintendência de Documentação/ Universidade Federal Fluminense.

A história foi vivenciada, por diferentes servidores de nossa Unidade desde sua criação nos diversos tempos e ambientes do nosso Biomédico ao longo desses últimos tempos, mas os relatos não foram registrados formalmente e muito se perdeu, pois eram memórias que foram junto com aqueles que já partiram. O que temos resgatado para relatar, até então, não traduzirá uma história indelével, mas um documento sempre aberto à possíveis correções e atualizações após a sua publicação.

Do ponto de vista dos procedimentos metodológicos utilizados, partimos para uma pesquisa bibliográfica e uma busca por acervos de documentos, fotos, fatos e relatos, e pensamos que já  alcançamos aqui um resgate muito próximo da real história do nosso Instituto Biomédico da UFF.

Como a  história da criação da UFF precede à de seu Instituto Biomédico, vale um pequeno percurso para entender como surge e se estrutura o Biomédico, onde se instalou e sob quais circunstâncias.

Esperamos que essa iniciativa sirva de estímulo para aqueles que guardam registros vividos ou documentados e venham contribuir para o enriquecimento do que trazemos aqui.

Que eses registros sejam importantes para a historicização da nossa Unidade Acadêmica, para que para todo o sempre, seja mantida a sua memória, reverenciados aqueles que contribuíram no passado, e para que no presente e no futuro o Instituto Biomédico prossiga como uma Unidade Plena atuante, com força e coragem, trazendo bons frutos a partir de suas ações no contexto do ensino, da pesquisa e da extensão da nossa Universidade Federal Fluminense.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content