Apresentação

 
O Instituto Biomédico foi fundado em 1968, sendo a sua criação regulamentada pelos Decretos Leis nº 53 de 18/11/66 e nº 252 de 18/11/67. Situado atualmente no Campus do Valonguinho, o Biomédico é um condomínio de 5 blocos que possui dois acessos principais – na Rua Prof. Hernani Melo, nº 101 e na Avenida Visconde do Rio Branco, nº 625 (próximo ao Plaza Shopping).
Sua organização inclui a Direção da Unidade,  o Colegiado da Unidade, os Departamentos de Fisiologia e Farmacologia (MFL), de Microbiologia e Parasitologia (MIP) e de Morfologia (MMO), bem como suas respectivas áreas de apoio administrativo (secretarias).
Os três departamentos (MFL, MIP e MMO) têm por função o ensino das disciplinas básicas para todos os cursos da área de Saúde em nível de graduação e pós-graduação, além de outras disciplinas em cursos da Universidade Federal Fluminense. Ao longo dos anos, essa oferta de disciplinas tem sido ampliada em virtude do crescimento apresentado nos diversos cursos da UFF. Também é encargo dos departamentos desenvolverem atividades de Pesquisa e Extensão, tanto na área básica quanto na aplicada, com tecnologias que envolvem desde processos simples às metodologias de ponta.
O bacharelado em Biomedicina oferece habilitações em Pesquisa Cientifica e Análises Clínicas, com duração entre oito e 12 semestres, que objetiva formar profissionais gabaritados para atuação nas áreas de ensino e de pesquisa científica nos campos de microbiologia, parasitologia, farmacologia, fisiologia, anatomia, histologia e embriologia. Sendo assim, o estudante poderá atuar em análises clínicas, instituições de ensino superior, de pesquisa científica e laboratórios de diagnóstico, públicos ou privados.
A área de pós-graduação do Instituto Biomédico oferece, desde 2007, o Programa em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas (PPGMPA), em nível de Mestrado e Doutorado, nas áreas de Bacteriologia, Micologia, Parasitologia e Virologia.  Criado por iniciativa da Dra. Jussara Pereira do Nascimento, este programa sofreu grande impacto em virtude do falecimento da referida coordenadora, voltando a se estruturar com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF e do Reuni. Em dezembro de 2013, surge o Programa de pós-graduação em Ciências Biomédicas – Fisiologia e Farmacologia, como resultado do amadurecimento institucional da Universidade e da consolidação acadêmica dos professores do departamento de Fisiologia e Farmacologia (MFL).
Cabe ainda destacar os Encontros Científicos do Instituto Biomédico (ECIB) que têm por objetivo criar um canal de comunicação permanente entre a universidade e a comunidade, compartilhando as experiências geradas no instituto e em outros setores da UFF.
O Departamento de Microbiologia e Parasitologia conta com laboratórios que desenvolvem estudos em sua área e se relaciona com os cursos de Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Medicina, Biologia, Veterinária, Nutrição e Biomedicina. O Departamento de Farmacologia e Fisiologia atua por meio de 8 laboratórios de pesquisa: Laboratório de Farmacologia Experimental – LAFE, Laboratório de Ciências do Exercício – LACE, Laboratório de Fisiologia do Exercício Experimental e aplicada – LAFEEA, Núcleo de Ciências Comportamentais e do Desenvolvimento – NCCD, Laboratórios de Endocrinologia, Neurofisiologia e Neurofarmacologia e Laboratório Multiusuário. O Departamento de Morfologia desenvolve pesquisas onde se destacam trabalhos que abrangem a odontologia, biologia, estudos dos rins, próstata, dentre outros temas.

 

 
O Biomédico possui uma estrutura física composta por cinco blocos (A,B,C,D e E), uma biblioteca, dezessete salas de aula (todas com recursos multimídia), trinta e sete salas envolvidas com atividades de pesquisa, três auditórios, três estacionamentos (sendo um exclusivo e dois compartilhados), uma cantina (com buffet de quentes e frios), uma área de convivência, dois biotérios e um diretório acadêmico.

 

Blocos:
Bloco A – Prédio Central (Direção da Unidade e Departamentos de Fisiologia e Farmacologia  e Departamento de Microbiologia e Parasitologia)
Bloco B – Setor de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) 
Bloco C – Prédio de Salas de Aulas
Bloco D – Anatômico  e Departamento de Morfologia.
Bloco E – Prédio de Pesquisas
O Bloco A tem acesso preferencial pela Rua Hernani Melo (101) e os demais Prédios pela Avenida Rio Branco (625), seguindo pela Outeiro São João Batista e em seguida Alameda Barros Terra onde estão localizados (s/nº). 
 
 
 
 
 

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content